Liga države Portugalska sezona 32

Forum: Ligaški forum rss-feed

Pogovori o tvoji ligi, kdo so favoriti za osvojitev lige v tej sezoni? Kdo bo napredoval/izpadel, kako ti kaže v pokalu?

Vrni se na seznam forumov

Rubrica Viagem ao Passado (15)

pt Marco Carvalho >> nedelja september 24 - 06:26

Este espaço vai servir para fazer reportagens sobre o passado do jogo. Seja de clubes, treinadores, jogadores.. o que quiserem, estão à vontade para fazer as vossas próprias reportagens :)

1 - Viagem ao Passado - Moitense, antigo Pedrogal FC

pt Marco Carvalho
Administrator skupnosti
Registriran2013-05-07
pt Sporting Clube Portugal
pt Marco Carvalho >> nedelja september 24 - 06:26, Spremenjen nedelja september 24 - 06:37

https://rockingsoccer.com/pt/futebol/info/team-135

Visitamos hoje a equipa do Moitense, na cidade da Moita. 

Um clube que milita na 4a Divisão, mas com um histórico de campeão. 

A verdade é que, no passado, esta equipa foi uma equipa de 1a Divisão, Pedrogal FC, que chegou a ganhar um Campeonato de Portugal e uma Taça de Portugal, nas já longínquas épocas 3 e 4, respectivamente. 

Uma equipa que andou nas competições europeias e que chegou a dar muita luta em várias épocas pelo título de Campeão. 

Conta com 15 presenças na 1a Divisão, tendo estado no pódio por 5 vezes, uma vez campeão, duas vezes segundo e duas vezes terceiro. 

Quando toda a gente pensava que iria ser um clube para se aguentar várias épocas na 1a Divisão, e como grande concorrente ao título, tudo se esmoreceu a partir da época 9, em que começou a ter classificações mais modestas, como 8o a 14o, até ao fim da época 15, onde terminou em último lugar, no campeonato já com 18 equipas, e desceu de divisão, para nunca mais voltar.

O que terá acontecido ao treinador que glorificou o nome da equipa, Pedrogal FC? Ninguém sabe. 

Depois disso, já passou por cinco restruturações, adoptando nomes como Ballium FC, UD Benfica, Heróis do Esférico, Sporting das Torres e o actual Moitense. 

Popin foi o treinador que conseguiu levar a equipa à glória e ficará para sempre com o nome escrito na 1a Divisão.

Connosco temos Nuno Rios, o único jogador que ainda esteve com Popin, apesar de ter sido apenas uma época (15).

Actualmente com 37 anos, ainda está no clube, apesar de esta época ainda só ter feito um jogo, recorda esses tempos:

"Lembro-me de ser míudo e querer jogar no Pedrogal FC! Quando tive a oportunidade de assinar um contrato de junior com o clube, nem pensei duas vezes! Na época 15 foi a última época do Pedrogal FC na 1a Divisão, mas lembro-me das notícias que passavam, sobre um histórico que ia descer e desaparecer para sempre. Foi um ano triste para mim, mas isto acontece a muitos clubes... Nunca saí do clube, nunca desisti do clube e irei ficar aqui provavelmente até ao fim da minha carreira! Depois da mudança de direcção, ainda acreditámos que o Ballium FC fosse renascer das cinzas e que iríamos voltar à 1a Divisão, mas nunca conseguimos... A partir da terceira direcção, foi sempre a descer... Hoje somos o Moitense, não sei o que irá acontecer, mas serei sempre Pedrogal FC! Quem sabe, com este treinador e direcção, consigamos voltar aos tempos gloriosos das primeiras épocas aqui!"

O Moitense está neste momento na 4a Divisão, grupo 1, em 2o lugar, ou seja, está a disputar um lugar para voltar à 3a Divisão. A cargo do treinador Jorge, será que vai conseguir? Não foi possível uma entrevista com o actual treinador, mas conseguimos falar com o director do clube:

"Estou ciente do que este clube já foi, mas já passou muito tempo e hoje em dia já não tem nada a ver com aquilo que foi no passado. Estou aqui pelo Moitense, mas claro que gostava que o clube tivesse tanto sucesso como o ex Pedrogal FC. Estou aqui para lutar certamente por isso, acredito que iremos chegar lá, mas vai levar ainda muito tempo, as equipas estão todas cada vez mais fortes e é difícil competir com equipas com orçamentos muito superiores ao nosso!"

Terá um longo caminho a percorrer, certamente, o clube já não tem as instalações de outrora, que tiveram de ser vendidas para pagar as dívidas dos antigos clubes, mas poderá sempre renascer das cinzas! 

Este artigo surgiu para lembrar os clubes que, em tempos foram gloriosos e hoje estão em divisões anteriores. O Moitense, antigo Pedrogal FC, foi o clube escolhido porque foi o primeiro clube que já foi campeão da 1a Divisão, a descer até à 4a Divisão. Será que vai ser o único, ou teremos mais clubes campeões a descer até lá? Ninguém sabe!

Obrigado a todos!
Marco Carvalho

pt Marco Carvalho
Administrator skupnosti
Registriran2013-05-07
pt Sporting Clube Portugal
pt Sir Alex >> nedelja september 24 - 16:52, Spremenjen nedelja september 24 - 16:55

Excelente Marco. Ainda ontém tinha estado a ver este clube e a pensar nisto.

É uma pena ver este grande clube nesta situação.

Seria bom ver este grande clube e os restantes que venceram tanto a Liga como a Taça pelo menos pela 2ª Div. Mas no caso do Moitense será mais complicado.

Faz uma entrevista ao Marco Pinto do Queluz, outro grande que anda pela 3ª Div.

https://rockingsoccer.com/pt/futebol/info/team-148

Parabéns pelo artigo.

pt Sir Alex
Uporabnik
Registriran2013-05-04
pt Nuno Giga >> sreda november 15 - 19:23

Recuando 34 "anos", até á longínqua época 1, vemos que o primeiro registo duma partida profissional no nosso país foi no dia 08-Fev-2013 pelas 04:13, entre o actual União Desportiva Lisboa (então denominado Vitória Lisbon) e o actual Porto, que milita na divisão 3.2 (não conseguimos apurar se na altura tinha ainda a denominação Porto, anterior a todas as seguintes alterações, tendo voltado a ser Porto desde 18-Abr-2017).

A actual UDL é uma das equipas com mais prestigio no panorama nacional, contando também com algumas experiências a nível europeu.

Conta também com a experiêncial internacional de alguns jogadores dos seus quadros, a nível de selecções nacionais.

As infraestruturas do clube são das melhores e mais modernas a nível mundial, dispondo de todos os meios humanos e tecnológicos topo de gama, estando neste momento a construir a primeira academia do clube, sendo uma das primeiras a nível nacional, o que deixará o clube ainda mais no topo dos topos dos clubes nacionais, e deverá consolidar a afirmação desportiva a nível europeu, na óptica do seu responsável máximo.

Desde que o clube tem na lidernaça o actual presidente, presidente da SAD e treinador Xeque que a evolução da equipa tem sido impressionante, tendo inclusive já conquistado o título de campeão nacional na época 28, a taça de Portugal na época 27 e a taça de sub-21 nas épocas 15, 18 e 31.

Em relação ao Porto, já passou por várias gestões e denominações (NEGE; Sport Clube Beira-Mar; Benfica fc; Queijas F C; Roskoffs;  Tautaus) mas nunca com o glamour e o êxito do União Desportivo Lisboa. 

Inclusivamente a equipa do Porto foi uma das piores equipas nacionais em 4 épocas consecutivas (da época 25 até à 28) tendo ficado no 18º lugar da Liga 4.4.

Após uma re-estruturação da equipa, a nível administrativo e financeiro, depois de ter estado próxima da bancarrota e dum potencial fim do futebol profissional, a equipa deu uma resposta cabal e nestas últimas épocas conseguiu uma subida à 3ª divisão (Liga 3.2) na época 33 e na actual temporada consegue manter-se a meio da tabela com potencial razoável e se conseguir investir em 2/3 jogadores de qualidade, poderá sonhar com um regresso à Liga 2, de onde desceu à 25 épocas.

2 equipas para a história do campeonato nacional da 1ª Divisão, com caminhos bastante diferentes.

pt Nuno Giga
Uporabnik
Registriran2015-09-03
pt S L Giga
pt nuno >> sobota december 16 - 18:42

olá, só por curiosidade terá o meu clube algum historial relevante aqui no jogo ou nem por isso,  só consigo ver da época 29 em diante e que o nome original do clube era "Odivelas" pelos menos nas últimas épocas tem sido mesmo muito mau em termos desportivos.

Obrigadosmile

pt nuno
Novinec
Registriran2017-12-07
pt Pentex >> sobota december 16 - 20:34
É preciso o Museu para ver o percurso completo da equipa mas pode-se ver o histórico das ligas e pelo que percebo só na liga 25 subiu à 3ª divisão e ficou aí até à 30ª temporada, voltando a descer.
pt Pentex
Novinec
Registriran2017-01-24
pt nuno >> sobota december 16 - 22:05

ok obrigado Pentex, a minha questão foi por essencialmente por 2 motivos, a curiosidade sobre o passado do clube e mais importante para mim, tentar perceber porque tenho tido tão poucos espectadores nos jogos em casa, o estádio tem a lotação inicial de 500 lugares, mas ainda ainda não consigo chegar a 300, no jogo da liga até entendo isso, porque naturalmente os adeptos estão ainda muito descrentes no clube, mas no jogo da taça estranhei porque o adversário era mais forte, da liga acima da minha, só estranhei, mas sem problema, tudo normal smile

pt nuno
Novinec
Registriran2017-12-07
pt Sir Alex >> sobota december 16 - 22:38, Spremenjen sobota december 16 - 22:44

Boas nuno, vê as ajudas primeiro para entender como funciona o jogo...

A assistência nos jogos depende essencialmente da tua popularidade e do teu adversário.
Tu tens uma popularidade muito baixa ainda e pior que isso, jogas essencialmente contra equipas boot, sem popularidade.

Podes aumentar a assistência visualizando o jogo ao vivo.

A popularidade evoluiu naturalmente com o passar do tempo, mas ajuda muito se venderes os bilhetes dos teus jogos em casa, tiveres muitas vitórias e evoluires a tua loja do adepto sempre que possas...

Dá uma olhadela em todo o manual, mas podes já ver aqui a parte dos adeptos...

https://rockingsoccer.com/pt/futebol/help/home/category-10

Também podes consultar a área das perguntas do nosso fórum que tem lá muita informação útil.

https://rockingsoccer.com/pt/futebol/forum/home-pt?subsection=questions_pt

pt Sir Alex
Uporabnik
Registriran2013-05-04
pt nuno >> sobota december 16 - 23:07, Spremenjen sobota december 16 - 23:09

olá Sir Alex, obrigado também pelas dicas, sim já li umas coisitas do manual e também tenho aprendido alguma coisa a ler estes forúns, sempre que posso tento ver os jogos em directo e realmente reparei que aumenta um pouco a assistência do jogo, mas sim, faz todo o sentido o que afirmas.

Sim isso das equipas sem dono é realmente uma "praga",  jogo igualmente mais alguns jogos deste tipo e outros, onde esse problema tem ajudado de certa forma a "destrui-los", vai aos poucos desmotivado os utilizadores que estão e não motiva no imediato os que entram, mas isso já são outros temas laterais á minha questão principal.

Boa Noitelaughing

pt nuno
Novinec
Registriran2017-12-07
pt Sir Alex >> sobota december 16 - 23:14, Spremenjen sobota december 16 - 23:17

Entretanto convida amigos para o jogo e vai evoluindo com calma. Se fizeres as coisas bem feitas podes inclusivé chegar aqui à nossa liga, mas confesso que não será fácil, mas chegar à 2ª divisão creio que pode ser possível e já é uma liga muito desafiante....

Neste jogo, após teres uma equipa avançada, podes deixar a actual equipa e integrares uma equipa avançada que fique sem treinador, numa liga melhor ou outro campeonato, sempre é algo que difere dos restantes e abre sempre novas portas, a quem agrade essa funcionalidade, o que não é o meu caso, a não ser que eventualente o faça com a 2ª equipa, mas nunca o farei na 1ª equipa.

Bem vindo e boa sorte.

pt Sir Alex
Uporabnik
Registriran2013-05-04
pt nuno >> sobota december 16 - 23:43

Se daqui a 3 ou 4 épocas subir á 3ª Liga e tiver condições para me manter por lá 5/10 épocas a nível aceitável, isso já será muito bom a nível desportivo, mas para já, o que interessa é aprender a gerir correctamente o Clube , ir aumentando gradualmente os níveis dos edificios e inevitávelmente rejuvenescecer o plantel ( a opção por jogadores mais velhos é temporária apenas para ganhar alguma embalagem de inicio, porque quando cheguei o clube vinha de 3 laternas vermelhas consecutivas e com jogadores mesmo do piorio e tinha de orçamento inicial era apenas cerca de 6 milhões, não sei se fiz bem, mas pronto tinha mesmo de fazer algo para tentar reanimar o Clube e assumo o risco, se falhar paciência, nada melhor que mudar a estratégia até acertar.

pt nuno
Novinec
Registriran2017-12-07
pt Sir Alex >> nedelja december 17 - 00:04

6 milhões é brutal comparado ao que tinhamos noutros tempos, além do actual bónus de inicio tardio que ajuda muito na evolução...
Quando assumi a minha 2ª equipa em angola tinha menos de 2M€.. Eu limitei-me a vender quase tudo o que tinha algum valor e fiz quase 60M na 1ª época, 10M na 2ª e 2M na 3ª cool e já fiz mais de 4M esta época... tenho atualmente cerca de 90M e estou a evoluir sem parar...

Apenas comprei uns velhos muito fracos mas porque são jogadores populares que irão começar a ser despachados e alguns contratados para funcionários do clube.

Creio que a melhor opção a tomar é apostar nos jovens o mais cedo possível, diria mesmo que assim que começes a ter jovens do nível 8... irão crescer mais e mais rápido se os usares desde tenra idade na equipa principal e quando chegarem aos 21/22 anos terás uma bela equipa.

Vai vendendo os kotas e todos os jovens até ao nível 8 e evoluiu sempre os edifícios, se possível sem pausas, sempre que possas evoluiu o estádio e a loja do adepto que serão a maior fonte de receitas.

Não despeças ninguém, vende a qualquer preço nem que seja a bots ou ao banco, mas não desperdices nenhum dinheiro pois ele irá fazer falta...

pt Sir Alex
Uporabnik
Registriran2013-05-04
pt Marco Carvalho >> nedelja december 17 - 09:07

Olá Nuno e bem-vindo ao jogo! Segue as dicas do Sir Alex, ele, melhor que ninguém, é a melhor pessoa para te ajudar (acredito que tenha ajudado já toda a gente que está tanto na 1a liga como na 2a xD)! 

pt Marco Carvalho
Administrator skupnosti
Registriran2013-05-07
pt Sporting Clube Portugal
pt nuno >> nedelja december 17 - 10:07

hehehe, obrigadão pessoal, muito fixe mesmo a vossa recepção, muita informação ainda por assimilar e testar, vai-se apredendo tambem com os erros, bem hajamtongue-out

pt nuno
Novinec
Registriran2017-12-07
pt Marco Carvalho >> nedelja december 17 - 10:55

Sem problemas! Força e qualquer dúvida podes sempre falar connosco ;)

pt Marco Carvalho
Administrator skupnosti
Registriran2013-05-07
pt Sporting Clube Portugal